Defendendo a adoção

                                                      Image

As Defensorias Públicas têm um papel importantíssimo definido na Constituição Federal. A missão é efetivar o acesso dos hipossuficientes à justiça e garantir o respeito a uma vida digna.

Nesse universo, pode-se destacar o trabalho dos Defensores Públicos que tutelam os direitos das crianças e dos adolescentes. O direito à vida, ao lazer, à educação, à liberdade, à saúde. Infelizmente, o cenário brasileiro é triste e espinhoso no que se refere à tutela da infância e da juventude. Apesar da melhora em vários indicadores sociais nos últimos anos, o país continua abandonando seu futuro, deixando menores em grave situação de vulnerabilidade social.

Para amenizar essa situação, as Defensorias e outros órgãos estão se esforçando para promover uma revolução no acolhimento dessas pessoas. O incentivo à adoção se tornou o carro-chefe de um planejamento estratégico ousado, complexo, mas de importância indiscutível. Amenizar a dor e o sofrimento daqueles que não possuem o básico é um objetivo pontual para quem almeja distribuir algo muito maior: dignidade.

Trata-se de uma medida de grande valor e que transborda a seara jurídica. É um fenômeno social que deveria ser mais valorizado, cultuado e aprofundado pela nossa sociedade e por nossas autoridades. A colocação de menores em famílias substitutas é uma ferramenta essencial para consertar décadas de desprezo, humilhações e discriminações.

O caminho é esse. As ideias, os projetos e a luta incansável e incessante por esses menores não pode parar. Acredito que a perseverança conjunta de vários órgãos pode mudar ainda mais o destino torto e desesperançoso dos nossos pequenos. Mas, acima de tudo, a atuação deve ser mais ágil, eficaz e cirúrgica por parte do Poder Executivo. A cobrança tem que ser feita. É preciso que a consciência fraterna permeie todas as ações futuras relativas à inserção dos nossos infantes em uma vida com mais sorrisos, abraços, oportunidades. Ter um pai, uma mãe e uma família significa muito para quem não tem nada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: