O charme da Bahia

O atual mundo das redes sociais foi infestado pelas artificialidades. Momentos, sentimentos, lugares e pessoas naturais estão em extinção. A maré da modernidade e do luxo levou embora a lírica poesia da naturalidade. O simples e o rústico foram abandonados.

Onde está o charme? O ornamento natural do ser humano está perdido? A verdade é que o equilíbrio e o bom senso foram substituídos pela pressa e pela arrogância. A inteligência é testada e subestimada todos os dias. A humildade virou peça de museu. A alegria foi maquiada para viver eternamente dependente da tecnologia. O perfume do luar se dissipou.

Navego todos os dias, em meus sonhos profundos, para lugares bem distantes. Minha jangada é feita com a madeira dos coqueiros de Itapuã. As letras de Caymmi formam o vento que a impulsiona. Procuro o charme e a naturalidade, insistentemente, nas areias brancas de Itaparica. O tempo corre e a saudade aumenta. Desenho miragens e me agarro na distância. Ela está por perto.

Eu me lembro de tudo. Como poderia esquecer as manhãs de verão? A brisa do mar esvoaçava os cabelos negros. O vestido seduzia e aguçava profundamente os instintos. O olhar refletia a paz. O sorriso sincero constante indicava autenticidade. O abraço dengoso confortava. A voz serena cativava. A vontade de vencer e afastar estereótipos fascinava. Enfim, a receptividade não me deixava ir embora. Ela faz a Bahia ser o que é: charmosa.

Há um misterioso e infinito universo de minúcias nas mulheres baianas. Detalhes intensos, elegantes e singelos que provocam uma admiração irresistível. Mais do que ninguém, elas sabem exteriorizar sua naturalidade. Mas do que saber, elas ensinam e enfeitiçam. Respiram o amor aspirando liberdade. São doutoras na arte de encantar. Ao contrário de Carmem Miranda, eu sei o que elas têm. Foi o que Deus deu: magnificência.

Anúncios

2 Comments

Add yours →

  1. Caro colega e amigo Henrique,
    Me emocionei muito ao ler esse texto.Lindo.Leve.Sutil.Doce.
    Descreveste lindamente a mulher baiana.
    Fico feliz ao saber que levaste consigo boas recordações daqui.
    Parabéns!

  2. Sabe sempre colocar em palavras o que nossos olhos nem sempre podem ver.
    Belo e encantador. Só mesmo você, um cara tão bom, pra poder perceber cada mínimo detalhe de beleza que um lugar pode ter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: